Neste artigo, você aprenderá a combater um fenômeno que é um dos grandes responsáveis por acidentes estruturais devido a erros de detalhamento em elementos de concreto armado. Este fenômeno é o EMPUXO NO VAZIO.

 

O que é o empuxo no vazio?

O “Empuxo no Vazio” é um fenômeno que ocorre em elementos de concreto armado que apresentam barras com desvio de direção. A armadura que apresenta desvio tende a se retificar (voltar para a configuração reta) quando tracionada, gerando tensões internas que devem ser absorvidas apenas pela massa de concreto presente no cobrimento da peça.

Não havendo concreto suficiente para impedir essa retificação, a barra pode esticar e levar o elemento à ruptura. Os elementos estruturais mais sujeitos a este fenômeno são as piscinas (reservatórios), escadas, vigas com mudança de seção, sacadas em balanço, etc (Veja as figuras abaixo).

 

Figura 1 – Cantos de reservatórios e piscinas. (Fonte: Multipro #LAB).

 

Figura 2 – Escadas. (Fonte: Multipro #LAB).

 

Figura 3 – Vigas com mudança de seção. (Fonte: Multipro #LAB).

 

Figura 4 – Sacadas. (Fonte: Multipro #LAB).

 

Este fenômeno pode ser contornado com a quebra de continuidade das barras das armaduras sujeitas à tração, onde ocorre a mudança de direção, com o prolongamento da barra e devida ancoragem. Outra forma de contornar o empuxo no vazio é realizar uma mudança indireta na direção das barras, utilizando um tipo de dobra vulgarmente conhecida como “rabo de macaco”.

 

Fique atento às curvas em elementos de concreto armado

Sempre que se deparar com um elemento de concreto armado que possua curvas ou mudanças de direção, atente-se para o seu detalhamento pois ele pode estar sujeito ao empuxo no vazio.

Se esse conteúdo foi útil para você, compartilhe com seus amigos de profissão ou acadêmicos da área. Não se esqueçam de nos acompanhar nas nossas redes sociais e se ainda possuir alguma dúvida, nos deixe uma mensagem nos comentários abaixo que responderemos a todos. Forte abraço!

 

Nossas redes sociais e grupos privados:

Instagram

Facebook

Telegram

Cursos oferecidos