“O projeto arquitetônico é parte central do projeto completo de edificação, conjunto de projetos das diversas especialidades necessárias para a execução de uma edificação.” ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

O projeto arquitetônico é um conjunto de documentos e desenhos técnicos e gráficos elaborados através de parâmetros e diretrizes normativas com o objetivo construtivo para a execução de uma obra a ser edificada ou reformada.

A elaboração de um projeto arquitetônico realizado por Arquitetos e Urbanistas consiste em um fluxo específico no processo de desenvolvimento do projeto até a sua execução dentro de uma abordagem evolutiva de etapas e fases estando organizadas em sequência predeterminada e inter-relacionada. Sendo assim, da prática mais geral à mais específica, são diferentes aspectos do planejamento à execução das etapas de projeto.

Visando atender os requisitos considerados pelos objetos do projeto e construção, pode-se ocorrer variações de acordo com a visão de quem as estabelece, entretanto, é importante que o profissional siga regras e normas para a realização dessas atividades.

Neste texto, apresentaremos as principais etapas, conteúdos e procedimentos envolvidos na elaboração do projeto arquitetônico conforme as especificações apresentadas nas normas técnicas NBR 13531:1995 NBR 16636-1:2017, NBR 13532:1995 NBR 16636-2:2017 e NBR 6492:1994.

 

Conhecendo as normas

Dentre as diversas aplicações para a execução das etapas e fases de projeto, a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, visando estabelecer orientações técnicas para a realização destes processos, com o intuito de padronizar procedimentos e minimizar erros, determinou normas técnicas específicas a serem aplicadas, destacando-se entre elas:

  • NBR 16636-1:2017 – Visa estabelecer os procedimentos gerais e as diretrizes para a aplicabilidade e produção das principais etapas para a elaboração e o desenvolvimento dos serviços especializados de projetos técnicos profissionais, arquitetônicos e urbanísticos, considerando-se outras normas específicas e apropriadas, de acordo com as diversas especialidades envolvidas em cada projeto.
  • NBR 16636-2:2017 – Visa especificar as atividades técnicas envolvidas no desenvolvimento do projeto arquitetônico, com foco em edificações.
  • NBR 6492:1994 – Visa as condições exigíveis para representação gráfica de projetos de arquitetura, visando à sua compreensão.

 

Etapas e fases de um projeto arquitetônico

Separamos as estapas de uma forma visual, para fácil entendimento. Confira abaixo:

 

E a seguir um fluxograma:

 

Vale lembrar

Na prática é importante que o profissional alinhe com o cliente as etapas e prazos para as suas realizações de forma transparente e objetiva, visando uma melhor compreensão quanto ao processo de desenvolvimento e elementos do projeto arquitetônico até a sua execução, podendo ser acrescentato em suas etapas diversas informações adcionais (documentos, desenhos, detalhes, esquemas gráficos e relatórios em geral) e recursos audiovisuais.