Quando vamos elaborar um projeto de esgotamento sanitário, devemos sempre dar atenção para 4 pontos princpais, são eles:

 

 

Esse breve artigo foi elaborado pensando no usuário da edificação, então, você não encontrará essa informação em livros ou normas e o que estamos passando para você não trata-se de uma regra ou obrigatoriedade, apenas uma recomendação para agregar em seus projetos.

Alguns de nós já utilizamos um banheiro que tinha um ralo “mal posicionado” e sabemos o quão incômodo pode ser conviver em um banheiro assim. Neste post trazemos dicas para fazer uma alocação adequada de um ralo, evitando cometer erros que poderiam passar despercebidos facilmente.

 

 

Locações de ralo NÃO recomendadas

 

RALO CENTRALIZADO COM CHUVEIRO

Esse é uma das locações mais comuns de encontrar, pelo fato de, na hora que o profissional está elaborando seu projeto de esgoto ele pensa: “Vou alinhar a saida da água (esgoto) com a entrada da água (água-fria), para não ficar de jeito nenhum água empossada”.
O pensamento nesse caso é até valido, porém, devemos nos atentar no grande incômodo que será para o usuário (morador) tomar banho pisando no ralo e vale ressaltar que a grelha do ralo quebrará com mais facilidade.

 

RALO NA ENTRADA DO BOX

Na maioria das vezes essa locação do ralo acaba “surgindo” de maneira automática, como assim?
R: O projetista acaba que deixando o ralo do chuveiro pra colocar por ultimo no traçado e ele acaba que deixando o ralo onde fica mais favoravél para o traçado do esgoto e não se atenta para o uso ou estética do ambiente.
Sem falar que como é uma zona de passagem para acessar o chuveiro, ou seja, o usuário vai acabar pisando (que é um incômodo) e com o tempo vai danificar a grelha.

 

Locações de ralo recomendadas

RALO DE CANTO INFERIOR ESQUERDO

Esse posicionamento do ralo é recomendado pois ele não fica em um local onde possivelmente o usuário pisaria.

 

RALO DE CANTO SUPERIOR DIREITO

Esse posicionamento do ralo é recomendado pois ele não fica em um local onde possivelmente o usuário pisaria. Todavia, cuidado com o tipo de chuveiro a ser utilizado, pois se o chuveiro tiver seu prolongamento curto, o usuário ainda continuará pisando nas bordas do ralo.